AgroSafe Talk
quarta, 21/04 | ID: 83498731191

AgroSafe Talk

O registro está fechado

Hora e Local

21/04, 14:30 – 16:00
ID: 83498731191

Sobre o evento

O Seminário iGiMEC “O grande desafio: segurança na utilização de máquinas agrícolas” é um evento que se destina a divulgar e a debater o tema da segurança das máquinas agrícolas, quer na comunidade académica, mas também a autoridades camarárias, bombeiros, autoridades governamentais e gestores de organizações de qualquer dimensão e setor, profissionais com atividade relacionada com a manipulação e utilização de tractores.

Partilhe

Link Zoom

ID: 979 8567 2614
Senha de acesso: MA3D

|  11:00 Horário Brasília

Programa

14h00 - Sessão de abertura

João Vinhas | Vice Presidente IPV

António Ventura | Presidente ESTGV

Paulo Vaz | Diretor DEMGI

14h10 - Painel de Abertura

Henrique Silva | DEMGI-IPV

Roberto Francisco | UFG

14h15- Projeto FASTEN

Enzo Frazzon | UFSC-INESC P&D BRASIL

14h30 - Diferenças entre os requisitos de plástico e metal

Carlos Relvas | DEM-UA

14h55 - Tecnologias MA c/ materiais plásticos

Rogério Rodrigues | DEMGI-IPV

15h20 - Tecnologias MA c/ materiais metálicos

António Silva | CDRSP-IPL

15h45 - Q&A

Ariane Pereira | INESC P&D BRASIL

16h00- Encerramento

Moderadores

Foto Roberto.jpg

Roberto da Piedade Francisco

UFG

Engenheiro Mecânico pela Universidade de Coimbra, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC e Doutor em Engenharia Industrial e Gestão pela Universidade do Porto. Atualmente é Professor/Investigador na Universidade Federal de Goiás no curso de graduação em Engenharia de Produção e nos mestrados PPGEP e PROFIAP. É Diretor Executivo do INESC P&D Brasil e investigador colaborador no INESC TEC. Coordena o Laboratório de Aplicação e Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas da FCT-UFG e da unidade IPELab do Campus Aparecida de Goiânia. Foi consultor em Operações para Produção e Logística nessa área entre 2003 e 2012 e atuou como engenheiro em Portugal, Alemanha e Brasil (Iberomoldes, Fucoli, Wollbacher Brot, Marcopolo, Unilever-Bestfoods, GEM Alimentos). 

IMG_20210926_155133_edited.jpg

Henrique Silva

DEMGI-PV

Doutorado, Mestre e Licenciado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Professor adjunto no departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Politécnico de Viseu. Exerceu atividades de docência, avaliação e orientação de alunos. Exerceu atividades de direção e administração. Publicou artigos em revistas especializadas, trabalhos em atas de eventos científicos e comunicações orais de trabalhos científicos. Investigador na área das Engenharias e Tecnologias com ênfase em Engenharia Mecânica. Participou como investigador em projetos de investigação. Nas suas atividades profissionais interagiu com vários colaboradores, nomeadamente em co-autorias de trabalhos científicos. 

Oradores

Foto Enzo.jpg

Enzo Morosini Frazzon

UFSC-INESC P&D BRASIL

Professor Associado do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas (EPS) da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi Pesquisador de Pós-doutorado no BIBA / Bremen e Visiting Scholar na Universidade de Parma. Após a graduação em Engenharia Mecânica / UFSC adquiriu experiência prática na VWAudi e na Arcelor Mittal. Posteriormente, durante o Mestrado em Engenharia de Produção / UFSC liderou projetos de pesquisa e consultoria, contratados por organizações públicas e privadas, voltados para planejamento de sistemas logísticos e sistemas de informação.

23 anos de experiência em organizações públicas e privadas, atuando como professor, engenheiro, líder de projetos e pesquisador. 

crelvas_2020a.png

Carlos Relvas

DEM-UA

Doutorado e Professor Auxiliar no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro. É responsável pelo Laboratório de Desenvolvimento de Produto desde 2008 e tem desenvolvido atividade científica e pedagógica na área de conceção, materiais, processos de fabrico e fabrico aditivo e utilização de metodologias e ferramentas estruturadas no desenvolvimento de novos produtos. É autor e coautor de 4 livros técnicos. Tem mais de 40 artigos publicados em revistas internacionais e mais de 100 outras publicações e comunicações em congressos.

Foto.JPG

Rogério Rodrigues

DEMGI-PV

Rogério Rodrigues, licenciado em engenharia mecânica e mestrado em engenharia mecânica e gestão industrial, professor em regime temporário na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu e responsável pelo Laboratório de Design e Produção 3d.  

1.jpg

António Silva

CDRSP - IPL

Licenciado em Engenharia Mecânica pelo ISEP e Mestre em Engenharia de Design de Produto pelo IPL desde 2019, é desde 2017 investigador no CDRSP no ramo da fabricação aditiva de metais. Conta com diversos trabalhos desenvolvidos no campo de fabrico aditivo/hibrido de metais, prestando apoio a vários projetos de investigação desenvolvidos no CDRSP. Possui formação certificada pela Trumpf para operação do equipamentos de fabrico aditivo de metais da marca bem como dos respetivos softwares de parametrização e pré-produção. No âmbito da sua tese de mestrado, intitulada “Additive Manufacturing of Technical Ceramics”, desenvolveu um material adequado a processos de fabrico aditivo, baseado em Carboneto de Tungsténio. Como principais áreas de interesse identificam-se: Fabrico Aditivo de Metais (SLM, DED, FFF); Fabrico Aditivo.

Foto Ariane.JPG

Ariane Pereira

INESC P&D BRASIL

Doutora em Engenharia e Gestão Industrial pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto/Portugal. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Gestão Pública pelo Programa Nacional de Formação em Administração Pública PNAP/UFSC e Graduada em Administração pela UFSC. Coordenadora da Área de Negócio de Gestão da Inovação no INESC P&D Brasil (IB).